sexta-feira, 12 de agosto de 2011

cabelos

Loiras, ruivas e morenas!

Dicas de Cabelo
O cabelo é a moldura do rosto e ter cabelos bonitos é o sonho de toda a mulher. Pode ser ruiva, loira ou morena, todas nós temos os nossos cuidados especiais com os fios. No entanto, eles não são iguais para todas. Cada tonalidade pede um tratamento diferente. Com a ajuda do hair stylist Ruben Navarro do Walter’s Coiffeur, selecionamos as melhores dicas para as ruivas, loiras e morenas!

Loiro:  Geralmente são descoloridos, e, com isso, a necessidade da hidratação aumenta ainda mais. A tonalidade clara também deixa os fios quebrados mais amostra, e para ter cabelos desta cor, o cuidado com a saúde dos fios é muito importante. A base de sua estrutura é composta por uma proteína, a queratina, que se perde principalmente após processos químicos, exposição ao sol, sem os devidos cuidados, e falta de hidratação. Os sinais vão desde pontas duplas até falta de elasticidade, que leva à sua ruptura. A técnica de cauterização molecular com Renew C funciona como reconstrutor que devolve a queratina perdida e sela a cutícula, evitando, por algum tempo, que esta proteína se perca. Vale lembrar que depois de um processo químico como a descoloração, o cabelo perderá queratina e será necessária a realização de outra cauterização.

Ruivo:  Quando são ruivos através de coloração, desbotam mais rapidamente e precisam de cuidados especiais para a durabilidade da tintura. Para eles, o Lifetex Color Protection é o mais indicado. O tratamento devolve o brilho e prolonga a intensidade da cor por mais tempo. O complexo protetor com a vitamina E o óleo de damasco intensifica e prolonga a cor do cabelo, protegendo-o de ações nocivas e dos radicais livres. É preciso também estar sempre comprando produtos voltados para cabelos coloridos.

Moreno: Os cabelos escuros perdem o brilho rapidamente. O novo Lifetex Extra Rich, com o rico complexo reconstrutor e o extrato de amêndoas penetra profundamente na estrutura do cabelo danificado, reconstruindo-o de dentro para fora. Resultado instantâneo, cheio de brilho e vitalidade. Ideal para os cabelos escuros, pois devolve todo o brilho dos fios.

Segundo o hair stylist, não é correto pensar somente no tipo de cabelo na hora de escolher os shampoos e condicionadores. “A avaliação da cor dos fios, mesmo para cabelos que não são coloridos quimicamente, é tão importante quanto analisar se ele é fino ou grosso, liso ou cacheado. É preciso saber quais são os nutrientes que faltam a cada um, saber o que um tem de mais ou de menos. Para as pessoas que têm a possibilidade de ir a um dermatologista, ele poderá indicar certinho o que falta e o que tem sobrando. Depois de ter essas informações, um bom cabeleireiro pode indicar os melhores tratamentos e produtos”

A franja certa para você

Dicas de Cabelo
A franja dá um charme  a mais para qualquer corte de cabelo e é a grande sacada da próxima estação. Famosas como Jéssica Alba, Christina Aguilera e Penélope Cruz passaram a tesoura e exibem franjinhas super charmosas nos tapetes de Hollywood. Mas é preciso ficar atenta, pois cada formato de rosto pede um modelo de franja diferente.
 “É preciso adequar a moda ao seu tipo físico para depois não se arrepender do corte”, ressalta o hair stylist Ruben Navarro, da rede Walter’s Coiffeur.

A primeira coisa que deve ser levada em conta na hora de optar por franjinhas ou franjonas é se no dia a dia o corte vai ser prático ou se vai incomodar. Por exemplo, mulheres que trabalham em frente ao computador, vão ter que aparar a franja constantemente, para que ela não caia nos olhos, enquanto as que trabalham em lugares ao ar livre podem ter problemas na hora do vento. Pessoas com a pele muito oleosa também não devem usar franjas, pois o cabelo caído na testa estará sempre oleoso, com aspecto “sujo”.

O hair stylist Ruben Navarro, do Walter’s Coiffeur dá algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de escolher a franja certa para você e aconselha o que pode e o que não pode quando o assunto é franja!

Rosto redondo: Não combina com franja, mas mesmo assim, se a pessoa quiser muito, pode usar uma franja mais longa, caída para o lado.

Rosto quadrado: Combina com uma franja curtinha, ou até cortada na diagonal.

Rosto oval: Combina com quase todo o tipo de corte, principalmente com as franjas, porém é bom que elas não sejam muito curtas, para não esconder o rosto.

Rosto triangular: Usar franja bem desfiada, para dar um ar de leveza.

Rosto Fino: Combina com franja mais curtinha, para não alongar tanto o rosto.

Testa larga e queixo pequeno: A franja é uma ótima opção para disfarçar esse tipo de rosto.
 
O que pode quando o assunto é Franja:
- Alternar entre uma franja com os cantos mais arredondados, ou uma franja  totalmente reta, assim, você não enjoa do corte.
- Adolescentes podem abusar das franjas desfiadas.
- Nos cabelos com o corte chanel ficam um charme.
- Assim como nos cabelos desfiados na frente.
- E ainda cabelos na altura dos ombros.
- Mechas suaves valorizam a franja.
- Prender com presilhas, ou usar laquê para pentear de lado.
 O que não pode:
- Cabelos cacheados, ou muito ondulados.
- Cabelos muito longos, cortados em fio reto.
- Rosto muito redondo.
- Cabelo picotado atrás.
- Pegar sol com a franja no rosto, pois ficará marcado, é sempre importante prender a franja na hora de se bronzear.
- Tonalidade diferente do restante do cabelo.
- Não ter certeza de que quer este tipo de corte.
- Quem tem o nariz ou os olhos muito grande, não deve usar franja, para que não chame muito a atenção para os traços exagerados do rosto.
 

Os 10 mandamentos!

Dicas de Beleza, Cabelo
Marco Antônio Di Biaggi, o cabeleireiro mais famoso do Brasil está no Rio de Janeiro para divulgar seu livro “Estilo Biaggi”. Ele fez uma lista com as 10 dicas para um cabelo bonito.
1) Tenha algum tipo de repicado. Todas as famosas têm algum.
2) Cabelo virgem (sem química) não é moderno, é cafona. Precisa ter uma cor nos fios!
3) Tenha franja, de qualquer tipo: falsa, reta, longa. Basta ver a Claudia Schiffer, Gisele Bündchen, Adriane Galisteu, Isabeli Fontana…
4) Risca (partir o cabelo na lateral), nem pensar.
5) Se você estiver cansada do seu cabelo, quiser mudar e seu cabeleireiro tente convencê-la a ficar como está, mude de cabeleireiro.
6) Na hora da mudança, leve duas referências para o cabeleireiro. Recorte de revista, por exemplo. Leve apenas duas, não três, funciona melhor assim.
7) Os supermercados estão lotados de marcas boas para os cabelos. Se você tiver cabelos crespos, escolha a marca Seda. Para os cabelos louros, Pantene. E para tratamento, o melhor é Avon hidratante.
8) Se você é fã de escova, nada de cabelo reto. Cabelo muito curto e reto, deixa para a titia, isso não funciona, toda mulher tem que ter uma borda no cabelo.
9) Cabelo preto não favorece ninguém. Prefira as gamas de marrom.  Fuja de máscara caseira. Máscara de maionese é bobagem. Faça máscaras com produtos próprios para isso e respeite o tempo da embalagem.
10) Troque de xampu a cada seis meses.

O jeito certo de usar chapinha

Passe a chapa
1. Após lavar o cabelo, aplique um leave-in e seque bem (ao natural ou com secador)
2. Quando estiver totalmente seco, divida-o em quatro partes e prenda com presilhas.
3. Pegue mechas de cerca de 4 cm de largura e passe a prancha em ângulo reto (90º), no mínimo, duas vezes em cada parte e no máximo seis, no sentido da raiz ao comprimento.
O segredo é: hidratar, hidratar e hidratar
A interprete de Isadora de Toma Lá, Dá Cá não abre mão de fazer uma hidratação profunda nas mechas uma vez por mês. E está certíssima! “Quando você usar alguma coisa bem agressiva no cabelo, seja chapinha ou química, não pode esquecer a hidratação”, diz Sérgio. Já sabe: ao perceber os fios com as pontas espetadas, escolha um bom creme e hidrate os fios. “Pode ser em casa mesmo”, orienta o especialista.
Os segredos para o liso perfeito
· Escolha seu xampu
Ao lavar, dê preferência a produtos para cabelos danificados ou com poder de reparação.
 · Creme sem enxágue
Após desembaraçar, passe creme leave-in ou termoativado.
 · Impecavelmente secos
A menos que a prancha seja própria para fios úmidos, seque-os bem antes da aplicação.
 · De olho na temperatura
Se seu equipamento não indicar a temperatura, de tempos em tempos tire-a da tomada para que não esquente muito.
 · Reparador no comprimento
Após o procedimento, passe reparador de pontas à base de silicone.
 - Finalize com fixador
Para o liso durar mais, passe spray ao terminar.
 · Hidratação semanal
Muitos produtos para hidratação exigem apenas três minutos do seu banho! Não se esqueça deles.

Mantenha os fios no lugar: evite a queda de cabelo

Dicas de Cabelo
A queda de cabelo é um dos assuntos que mais preocupa homens  e mulheres. As entradas e os fios fininhos são os principais sinais de que alguma coisa está errada com o organismo. Mas, não se preocupe, o problema tem solução.
Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, a queda de cabelo pode ser causada por diferentes fatores. “Os problemas mais comuns são: distúrbios hormonais, estresse emocional, anemia, baixo nível de ferro baixo no sangue, falta de vitaminas, alterações na tireóide e químicas, como alisamentos e tinturas, por exemplo. Não podemos esquecer a “alopecia androgenética”, uma queda de cabelos determinada geneticamente, que pode ocorrer tanto em homens (com maior frequência) quanto em mulheres”, explica.
É importante procurar um especialista para descobrir o problema e direcionar o tratamento de maneira específica. De nada adianta investir em shampoos e loções anti-queda se a causa é uma anemia, por exemplo. Cada caso é um caso e dever ser e avaliado cuidadosamente pelo dermatologista.
“O ideal é evitar receitas caseiras e conselhos de “curiosos” e procurar um médico dermatologista para uma avaliação detalhada, com exame clínico e exames laboratoriais. Uma vez diagnosticada a causa da queda, podemos tratá-la de maneira mais específica e efetiva”, finaliza Carla Albuquerque.
Fique atento:
- Prefira alimentos com:
 Beta-caroteno (encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa como a rúcula e o agrião)
 Vitamina A (encontrada no bife de fígado, gema de ovo, leite e derivados)
 Vitamina B (carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes)
 Zinco (ostras, fígado, leite e farelo de trigo) Aminoácidos e ferro (carnes vermelhas)
Dicas…
- Evite químicas, como escovas progressivas, alisamentos e tinturas
- Evite mega-hair
- Não tracionar demais os cabelos durante a secagem/escova
- Hidrate os fios uma a duas vezes por semana
- Evite banhos quentes e demorados
- Procure manter uma distância de pelo menos 15 cm entre o secador e os fios de cabelos
- Evite temperaturas muito altas quando usar o secador

Visual renovado e cabelos bem cuidados

Dicas de Cabelo
Com cuidados especiais, você pode modificar a coloração, forma e penteado dos cabelos sem agredi-los.
A busca por cabelos bonitos faz com que as mulheres abusem da aplicação de produtos químicos e que com o tempo, podem danificar os fios. Estes componentes, presentes em permanentes, loções para alisar e tinturas, tornam os cabelos mais porosos e sensíveis a qualquer tratamento. Com isso, os cabelos podem cair, ficar quebradiços, sem brilho e fracos.
Confira algumas dicas que podem livrá-la destes prejuízos:

- Evite pintar, alisar ou fazer permanente no cabelo caso ele não esteja em excelentes condições.
- Se desejar alisar, fazer permanente ou tingir ao mesmo tempo, dê um intervalo de uma semana entre os tratamentos. Além disso, é necessário preparar o cabelo pra tanta química com hidratações e banhos de creme.
- Se o cabelo já está tingido, procure permanentes e tinturas específicos para eles.
- Cabelos descoloridos com tom muito mais claro do que o natural, e que recebeu tintura logo depois, devem descansar. É melhor evitar permanentes e alisamentos. O cabelo precisa de mais tempo para se recuperar.
- Luzes e mechas devem ser feitos depois da permanente ou do alisamento.
- A loção para permanente reage de modo diferente no cabelo tingido e no natural, portanto, os resultados não são os mesmos. Espere que as luzes ou mechas tenham crescido antes de adotar um destes métodos.
- Cabelos com henna também devem esperar para receber permanente ou alisamento, já que ambos interferem no processo químico. A henna pode ser aplicada depois.
- Cabelos tingidos ou com permanentes, devem ser poupados das chapinhas, rolos elétricos ou secador mais de duas vezes por semana.
- Para minimizar os efeitos do secador mantenha-o aproximadamente 20 cm afastado da cabeça e em temperatura moderada.
- Para proteger os fios do calor, faça tratamentos com condicionadores e produtos especiais para cabelos secos e quebrados.

58 truques para ter um cabelo de dar inveja

Dicas de Cabelo
Reunimos aqui as melhores dicas, dadas pelos melhores profissionais, para você ter um cabelo tão incrivel quanto o que você vê nos filmes e nas revistas
Lavagem
1.
Quem quer um cabelo bonito tem que abrir mão da água pelando, não tem jeito. O calor abre as cutículas do cabelo, o que causa frizz. Somente água fria e morna são amigas dos fios.
2. A lavagem no cabeleireiro é boa porque eles não têm pressa. Por isso, em casa, faça dois rounds. Use o equivalente a uma moeda de 1 real de xampu, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágüe muito bem e repita a operação.
3. Xampu anti-resíduo é ótimo para ser usado antes do banho de creme, mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa mesmo, ou seja, leva embora a química.
4. O condicionador tem que ficar longe da raiz para não aumentar a oleosidade da região, o que pode dar em caspa e descamação. Para saber onde passar, reparta o cabelo ao meio e meça 4 dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.
5. Para que o condicionador penetre mais, quando entrar no banho, lave o cabelo antes de se ensaboar. Assim, ele fica agindo enquanto você se lava.
6. O condicionador não é leave-in, por isso enxágüe bem os fios após a aplicação, para que eles não fiquem pesados e grudentos. O truque: tire a cabeça debaixo do chuveiro, torça os fios para eliminar o excesso de água e passe a mão neles. Se a mão deslisar, como se o cabelo estivesse cremoso, enxágüe mais. Se você sentir a textura dos fios, pode sair do banho.
Pós-lavagem
7. Liso escorrido ou crespo. Não importa: use sempre um creme para pentear depois de lavar o cabelo. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios. Depois é que vêm os finalizadores. Se você está acostumada a comprar só musse, vai apenas gastar um pouco mais, mas um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades.
8. Qualquer leave-in deve ser usado com moderação (excesso de produto é igual a cabelo pesado). O equivalente a uma moeda de 50 centavos é suficiente. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios.
DICA 1: Como ter o cabelo da Beyoncé
O cabelão da cantora é de cair o queixo. E passar do cabelo afro para o liso assim requer muito alisamento, cabeleireiros de plantão e rios de dinheiro. Se seus fios forem crespos como os dela é possível dar um truque com alisamento e apliques para ter cabelos lisos com volume. Procure um salão especializado em cabelo afro. O penteado a gente ensina: Faça escova em todo o cabelo, caprichando na franja. Separe mechas de 2 dedos de largura do comprimento e faça babyliss. Coloque o aparelho na vertical para enrolar a mecha, conte até 7 e solte. Passe um pouco de pomada na palma da mão e amasse todo o cabelo.
Finalizadores
9. Se você faz escova, escolha um creme termoativo que, além de proteger os fios, tem ingredientes que hidratam que, com a ação do calor, deixam os fios macios, o que facilita o estica e puxa.
10. O silicone pode ser usado no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas do cabelo logo após o leave-in – ele vai formar uma película de brilho.
11. Dois cuidados devem ser tomados ao usar spray, para que o cabelo não fique com aspecto molhado e oleoso. Compre spray seco (vem escrito no rótulo) e aplique-o sempre a 30 centímetros de distância.
12. A pomada serve para modelar cabelos lisos a crepos. Mas, se o seu for oleoso, evite pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.
13. Para espalhar o silicone em todo o cabelo e não só por cima, coloque o produto naquele espaço entre os dedos e passe a mão entre os fios.
14. Quem tem cabelo enrolado deve adotar definitivamente a musse depois do leave-in. Passe uma bola de pingue-pongue (bastante mesmo!) do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos.
15. Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa.
Enrolar
16. A dupla musse + difusor é perfeita para cachos bem definidos, mas há uma técnica na hora de secar. Coloque o difusor embaixo das mechas para definir bem os fios. Já com a raiz, faça o contrário: seque de cima pra baixo para abaixá-la.
17. Depois que você secou os cachinhos com difusor, nada de pente (para não desmanchá-los). A dica dos cabeleireiros é chacoalhar levemente os fios, colocando as mãos de dentro para fora do cabelo.
18. Escolha o babyliss de acordo com os cachos que você deseja. O grosso os deixará grandes, como os da Gisele Bündchen. Fino, fará cachos pequenos, como os da Ana Paula Arósio.
19. Se o seu cabelo for fino, para que o babyliss não marque a ponta, enrole o fio com o prendedor do aparelho fechado.
20. O babyliss não deve ser usado nos fios molhados para não queimá-los. O ideal, para todos os tipos de cabelo, é aplicar uma musse e secar com o bico difusor. Você protege os fios e facilita a modelagem.
21. O jeito de enrolar o babyliss também influencia. Para um penteado com volume, posicione o aparelho deitado perto da raiz e enrole a mecha. Para cachinhos de boneca, coloque-o na vertical e torça o cabelo em volta.
DICA 2: Como ter o cabelo da Angelina
Além de bocão (e de um maridão), ela tem um cabelo comprido e lindo. Seus fios são bem lisos, mas podem ficar volumosos como na foto ao lado. Se você tem cabelo fino, use o truque: No cabelo molhado, passe uma bola grande de musse. Desembarace bem. Faça uma escova não muito lisa usando uma escova grande. Quando terminar, coloque bobes grandes em todo o cabelo. Solte depois de 20 minutos e passe spray de fixação forte.
Alisar
22. A chapinha pode deixar o cabelo bem liso, mas com as pontas espetadas. Na hora de passar, quando estiver chegando perto do fim da mecha, vire o aparelho pra fora ou para dentro. Assim, o comprimento ficará com movimento.
23. Soltar a raiz é outro segredo para uma chapinha com cara de liso natural. Coloque a cabeça para baixo e agite o secador perto da raiz por alguns segundos. Depois, ajeite os fios com as mãos.
24. Depois da escova ou da chapinha, jogue um jato de ar frio no cabelo. Assim, você retira a eletricidade e os fios arrepiados somem.
25. Quanto maior o cabelo, maior deve ser o diâmetro da escova que você vai usar. Aquelas bem finas só servem para fios curtos. Se você usar a fina no cabelo longo, ela vai enroscar.
26. Para turbinar o liso, use uma escova com cobertura de alumínio, que absorve o calor do secador e facilita seu trabalho.
27. Cabelo oleoso não combina com o uso constante do secador. O ar quente estimula as glândulas sebáceas, o que pode dar caspa. Para que a sua escova dure mais dias, faça touca antes de dormir e antes do banho, enrole uma toalha de rosto na cabeça.
Penteado
28. Quando fizer um cabelo para uma festa ou casamento, lave-o um dia antes. Cabelos muito limpos não têm textura suficiente para manter o penteado por muito tempo. Só os oleosos devem ser lavados e levar uma dose extra de spray.
29. Deu vontade de ir para uma festa com um cabelo diferente. Lave-o e faça pequenas tranças. Solte com as mãos quando secar. Seu cabelo estará todo frisado.
30. Para dar aquela bagunçada no liso, no estilo Kate Moss, passe um pouco de pomada na palma da mão e esfregue a ponta do cabelo.
31. Outra opção para dar volume ao liso é prender um coque torcido no alto da cabeça, com os fios ainda úmidos. Durma assim ou seque com secador e solte. Você estará com a raiz lisa e leves cachos nas pontas.
32. Rabo-de-cavalo no alto da cabeça é hit. Para que ele fique bem esticado, passe um pouco de creme para pentear e puxe-o pra trás com um pente fino. Se quiser dar uma desarrumada, passe o pente no sentido contrário do rabo.
33. Existe um jeito rápido de deixar seus cachos definidos. Depois de lavar, passe um creme para pentear, desembarace os fios e, com as mãos, torça as mechas para fora. Seque um pouco com o bico difusor e depois solte os fios com as mãos.
34. Para um liso esvoaçante, faça uma escova levantando a raiz. Depois, enrole bobes grandes em todo o cabelo. Espere 10 minutos, solte e aplique spray.
35. Se o seu rosto é muito redondo, com bochechas salientes, use o cabelo repartido ao meio, para dar a impressão de que ele é mais fino.
Corte
36. O formato do rosto é fundamental para a escolha do corte. O formato de triângulo invertido vai bem com fios desfiados e franja lateral. Redondo, com longos desfiados nas pontas. O quadrado deve ficar longe dos curtos. E o oval vai com quase todos os cortes.
37. Quem tem cabelo liso e quer dar volume deve cortá-lo em camadas. E quem tem enrolado e quer domar os fios deve desfiá-los.
38. O chanel continua em alta, inclusive para quem tem cachos. Mas esse corte na versão caracóis fica volumoso. A dica é passar musse e secar com o bico difusor, amassando os fios de baixo para cima.
DICA 3: Como ter o cabelo da Gisele
Cachos soltos na ponta e fios esvoaçantes. Quem não quer ter o cabelo da top? Para o efeito Gisele natural, veja a dica 31. E se você quiser o look hollywoodiano ao lado, veja o passo-a-passo: Divida o cabelo seco na lateral. Aplique 2 bolas grandes de musse nele. Faça babyliss em mechas de 3 dedos de largura, enrolando como se estivesse fazendo bobe. Prenda a mecha enrolada com um grampo. Espere 10 minutos e solte. Passe uma escova tipo raquete para formar as ondas. Finalize com spray fixador.
Franja
39. Franja curta está em alta. Para descobrir se você ficará bem com ela, tire a medida da sua testa. Se ela tiver mais de 4 dedos, está liberada.
40. A franja do momento é a arredondada. Então peça para o seu cabeleireiro cortá-la reta na frente e maior na lateral.
41. Quem tem testa pequena pode usar somente franja longa repicada, como a da Priscila Fantin.
42. Para um efeito colegial, a franja deve ficar 1 dedo acima da sobrancelha. Para um efeito mais adulto, rente � sobrancelha. Nos dois casos, ela deve ser cortada a cada 15 dias – no salão – para ficar reta.
Coloração
43. Um jeito de saber se você pode ser loira é pela sobrancelha. Se ela for escura, com fios fechados (você olha e vê um traço bem escuro), esquece. Mas se ela for escura e translúcida, com fios ralos e um pouco de pele aparecendo, ok.
44. Quem é branquíssima pode ter qualquer cor de cabelo. Se a sua pele for amarelada (você fica dourada quando toma sol?) ou morena, tons de marrom são seu forte. E para as negras, marrons e avermelhados.
45. Quem tem tintura escura e quer clarear deve ir com calma. Faça mechas a cada 3 meses e, quando 50% do seu cabelo estiver mais claro, mande ver na coloração. Desse jeito, você agride menos os fios.
46. Assim que você sair do salão, compre xampu e condicionador específicos para cabelos tingidos. Não é frescura: esses produtos têm fixadores de cor e evitam que o cabelo desbote logo.
47. Se você pintar de alguma cor escura, separe uma toalha para secar o cabelo e outra para pôr em cima do travesseiro durante a primeira semana. As tintas escuras mancham mesmo pois têm mais pigmento.
48. Você acha que tintura é mais agressiva do que o tonalizante? Saiba que, se você usar tonalizante por três meses, a quantidade de pigmentos de cor acumulada no fio será a mesma da tintura, mas sem o mesmo efeito aparente.
49. Escova progressiva combina com coloração, só que é melhor você esperar um mês entre as duas químicas para poupar o cabelo.
Hidratação
50. Para saber qual produto hidrata melhor seu cabelo, descubra se ele é quebradiço ou ressecado. Puxe o cabelo pra baixo e, se alguns fios menores que o comprimento saírem na sua mão, ele está quebrando. Se você amassar o cabelo e sentir espetadinhas na palma da mão, ele está ressecado.
51. Cabelos muito secos precisam de produtos hidratantes. No rótulo, procure por óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité.
52. Já os cabelos frágeis, que quebram com facilidade, como os que têm tintura, precisam de proteínas para serem fortalecidos.
53. Para potencializar a hidratação em casa, na hora de passar o creme, massageie o fio com movimentos de cima para baixo.
54. Enrole uma toalha úmida ou coloque uma touca de alumínio enquanto aguarda o tempo de ação do creme. Quando retirar, massageie os fios de novo. Só depois enxágüe completamente.
Cuidados especiais
55. Redemoinho não tem solução, por isso nada de alisamento nele. Se o seu cabeleireiro aplicar o produto alisante na raiz e passar o pente por cima, vai quebrar os fios. O jeito é fazer um corte que camufle.
56. Para cabelos lisos que enrolam perto da testa, a solução é fazer um amaciamento no contorno do rosto. Esse processo sai com o tempo, mas é melhor que a definitiva, que muda a estrutura do fio.
57. Se você tem escova definitiva e quer fazer luzes, recorra ao megahair. Peça para o seu cabeleireiro usar mechas de cabelos naturais. Para tirar a dúvida, peça para ele queimar um fio. Se cheirar a cabelo queimado e não enrolar na ponta, é natural.
58. Quem tem cachinhos do tipo mola ou fios crespos e está descontente, mas não quer alisar, pode recorrer ao permanente afro. Só não se esqueça de pedir para o cabeleireiro usar bigudins médios na hora de enrolar, para você ficar com cachos mais largos.

Acerte o corte do seu cabelo

Dicas de Cabelo
Curto, médio ou longo?
Descubra, seguindo nosso guia, qual comprimento mais combina com você

Se o cabelo não está em ordem, não há roupa, brinco ou colar que dê jeito. Na verdade, ele é o grande acessório da produção feminina. E também o xodó da maioria das mulheres. Acertar no corte ressalta as qualidades do rosto, dá estilo e deixa a mulher mais segura. Para determinar as modelagens que funcionam melhor em cada caso, deve-se levar em conta a textura dos fios, o formato do rosto, o tipo físico e o tempo que cada pessoa tem para cuidar do visual. Também é necessário considerar o que cada corte diz a respeito de quem o exibe. Os longos são sinônimo de sensualidade, os curtíssimos demonstram confiança, os curtos dão um ar de feminilidade e os médios exalam uma idéia de luxo, de aparência bem cuidada. Conheça as opções e avalie a melhor para você.Dica: Antes de definir o corte, veja fotos e converse muito com o seu cabeleireiro.
Curtíssimos
Características do cabelo
Combinam com a maioria dos tipos de fio. Ondulados e encaracolados de textura média ou grossa ganham modernidade se desfiados com navalha ou tesoura. Os crespos podem ser trabalhados de forma étnica e radical, e os lisos ficam melhores repicados. Se os seus cabelos são finíssimos, cuidado. Eles podem sumir se cortados rente � cabeça.
Peso e altura
Caem melhor em mulheres miúdas ou nas altas de corpo alongado.
Formato do rosto
Como salientam as feições, combinam mais com mulheres de aparência delicada. A maioria dos cabeleireiros não recomenda os curtinhos para quem tem traços muito marcantes. Se você for assim e quiser um visual ousado, adote-o. É preciso apenas se sentir segura.
Truque
Se você é adepta dos curtos, valorize os olhos com rímel e lápis escuro.
Mulheres maduras
Em tese, os cabelos longos caem melhor nas jovens, pois são sensuais. Porém, se você assume uma postura sexy e jovial, pode ostentar uma cabeleira farta e esvoaçante enquanto se sentir segura.
Curtos
Características do cabelo
Finos e médios são ideais para cortes na altura do queixo ou do pescoço e podem ser usados em cabelos lisos, ondulados e até enrolados – Ana Paula Arósio ficou linda desta maneira. O perigo é usá-lo em mechas espessas, volumosas e crespas, pois eles podem armar.
Peso e altura
O comprimento evidencia os quilos em excesso. Esses curtos não favorecem mulheres de formas andróginas. A feminilidade do corte contrasta desfavoravelmente com a postura corporal vigorosa.
Formato do rosto
Arredondados ou em forma de coração e com traços femininos ficam ótimos em comprimento intermediário. O corte, porém, se adapta � s mais variadas situações. Uma franja comprida e jogada para o lado alonga rostos redondos, enquanto camadas repicadas na lateral suavizam maxilares quadrados.
Dica
Para um charme extra, peça ao cabeleireiro que crie repicados irregulares.
Médios
Características do cabelo
Todos os tipos se adaptam ao comprimento médio. Até mesmo os mais armados ficam bem na altura dos ombros. Quando atingem essa extensão, adquirem peso, perdendo corpo. É claro que o produto certo sempre ajuda. Modeladores e intensificadores de cachos domam ondulados rebeldes. Já os volumizadores aumentam a textura dos finos.
Peso e altura
O cabelo médio continua neutro. Ele cai bem em altas, magras, gordinhas e baixinhas, sem preconceito ou restrição.
Formato do rosto
Da mesma forma que fazem o maior sucesso em todo o universo de texturas, os médios se adaptam bem a qualquer característica facial. É preciso apenas fazer alguns ajustes no penteado, como acrescentar um leve desfiado nas pontas ou uma franja longa e repicada para suavizar expressões fortes, testas muito altas, narizes grandes ou traços arredondados.
Longos
Características do cabelo
Fios grossos e crespos ficam pesados e sem vida quando estão compridos. Os finíssimos podem ficar escorridos. Quem se encaixar em uma dessas descrições e quiser aderir ao longo tem duas saídas: repicar as pontas o que dá leveza ao encaracolado ou partir para um alongamento capilar, técnica que contribui para tornar as mechas mais cheias.
Peso e altura
Baixinhas, desistam. Os modelos extralongos achatam a silhueta. Estão liberados para quem está acima do peso.
Formato do rosto
Manter o cabelo longo é uma ótima alternativa para suavizar maxilares quadrados, bochechas redondas e faces largas. Camadas nas laterais ajudam a atenuar essas características. Mulheres de feições delicadas devem ficar atentas para que a beleza não desapareça sob a cabeleira.

Dicas para cabelos cacheados

Dicas de Cabelo
Os cabelos cacheados crescem lisos a partir da raiz e formam cachos ao longo do fio. Por isso, tendem a ser um pouco menos ressecados que os crespos. Esse tipo de cabelo impede que a oleosidade que se produz na raiz chegue até as pontas. Isso faz com que esses cabelos fiquem mais secos, frágeis, arrepiados e sem forma.
Mas se você tomar os cuidados necessários, os cachos podem tornar-se belos, soltos e definidos.
Como Cuidar dos Cabelos Cacheados
1 -� Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
2 – Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
3- Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
4 – Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
5 – Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. “Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento”.
6 – Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
7 – Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
8 – Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.
9 – Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.
10 – Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.
Produtos para Cabelos Cacheados
É muito importante saber a diferença entre os cabelos crespos e cacheados para utilizar os produtos certos – caso contrário, seus cabelos podem ficar opacos e sem movimento.
A hidratação é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o brilho, maciez, elasticidade e a forma dos cachos.
Essa hidratação deve conter produtos enriquecidos de produtos umectantes, fortalecedores, hidratantes e emolientes, tais como: ceramidas, proteínas do leite e da seda, gérmen de trigo, soja, extratos vegetais e queratina, além do silicone para impedir a saída de água, desarmar os fios e definir os cachos.

Beleza Negra – Dicas cabelos

Cuidados diários
“O mais importante para se ter um cabelo bonito é cuidar dele no dia-a-dia, usar produtos adequados, hidratar. Não adianta ir ao salão uma vez por mês e pronto, tem que cuidar mesmo!”, falou Beto.
O ideal é que o cabelo só seja penteado quando estiver molhado. Seja qual for o tipo, eles devem ser sempre desembaraçados.
Não há como indicar o shampoo perfeito, cada cabelo é um caso. O jeito então é sair testando as diferentes marcas. Para você não acabar com uma estante cheia de shampoos que testou e não gostou, peça � s amigas um pouco do delas para experimentar.
O cabeleireiro recomenda, além de um bom shampoo, um creme ou máscara que deixe os cabelos mais pesados, já que o cabelo crespo é geralmente levíssimo.
Leave in ativador de cachos, aqueles produtos que você passa depois do banho, são indispensáveis na opinião de Beto. O produto tem que ser passado de baixo para cima.
Mousses, ceras, leave ins, ativador de cachos, silicone, todos são bem vindos. “O gel também está liberado, mas ele tem que ser sem álcool, informação que consta na embalagem”, alertou Beto. Você deve escolher o produto que dá ao cabelo o efeito (molhado, arrepiado, moldado, cacheado) que você deseja.
É bom ter também um shampoo de limpeza profunda para retirar resíduos de todos esses produtos acima. “O couro cabeludo respira e você não terá problemas com caspas”. O shampoo deve ser usado uma vez por semana. Aplique uma vez ou duas, se sentir que o cabelo não está limpo ainda. Depois passe o seu shampoo normal e seu creme.
Tranças, presilhas, faixas, tiaras, elásticos podem dar mais colorido aos cabelos, mas cuidado! Se você prende sempre os cabelos com elástico eles podem se quebrar ou ficar marcados. Tente revezar os penteados para não estragar os fios.
Dica: Misture silicone com mousse e aplique nos cabelos depois do banho. Os cachos vão ficar definidos, mas o cabelo não fica duro ou com cara de plastificado.
Tratamentos
Bobes de cabelo – Sua avó já usava e não tem erro, eles funcionam! “Se o cabelo é muito crespo os bobes dão um ótimo resultado”, falou o cabeleireiro. Se quiser formar cachos, use bobes pequenos. Se quiser alisar, use os maiores.
Escova – Você pode apelar para a escova para mudar o visual por um dia. Não é bom fazer sempre para não ressecar o cabelo. Funciona melhor para cabelos não muito crespos. A desvantagem é ter que fugir de qualquer tipo de umidade.
Escova definitiva – Pode ser feita por mulheres com cabelos alisados previamente, mas os fios devem estar bem cuidados ou você corre o risco de estragar as madeixas.
Alisamentos, relaxamentos, defrisagens – “Não existe muita diferença nos métodos, são todos processos químicos que aumentam ou eliminam os cachos. O ponto é usar o produto certo para o seu tipo de cabelo”, disse Beto. Esses tratamentos são uma alternativa para quem não gosta ou não tem tempo de ficar fazendo penteados. É preciso sempre retornar ao salão para pelo menos retocar a raiz e ficar de olho na hidratação dos fios.
Cauterização de fios / Plástica dos fios / Queratinização – As novas tecnologias estão lentamente aposentando os banhos de creme. “Antes os tratamentos disponíveis davam apenas maciez aos fios. Agora a tecnologia permite quebrar as moléculas de queratina para que elas penetrem na cutícula do cabelo, dando consistência para o fio”, contou Beto.
A cauterização deve ser feita no salão de beleza porque requer equipamentos especiais. Primeiro são aplicadas no cabelo ampolas de queratina com moléculas muito pequenas, diferentes das compradas em lojas. Após um tempo, você vai para um primo moderno do vaporizador que bombeia cargas positivas em seu cabelo para fechar as cutículas, amaciando os fios. Esse tratamento não alisa ou aumenta os cachos, mas sim trata profundamente dos fios.

Rostos diferentes, cortes diferentes

Respeite o formato de seu rosto e use cortes perfeitos para você. Os cabelos são a moldura de seu rosto e revelam quem você é. Usá-los curtos ou compridos, tingi-los e mesmo usar acessórios e rabos-de-cavalo são reflexos de sua personalidade. Você tem a liberdade de fazer com seus cabelos o que achar melhor.
Mesmo assim, existem certas “regras” que devem ser respeitadas. Alguns rostos simplesmente não são valorizados se estiverem com um corte inadequado. Então, antes de tudo, olhe-se no espelho com os cabelos totalmente presos e identifique o formato do seu rosto. Pronto? Agora, leia nossas dicas e acerte no corte:
Rosto oval
- quem tem esse formato de rosto pode usar qualquer corte, desde o curtinho batido até o longo sexy e despenteado, passando pelo clássico Chanel. Que sorte!
Rosto redondo
- para alongar seu rosto, adote cortes irregulares com laterais desfiadas ou cacheadas. Evite os cabelos curtos, que acentuam os traços.

Rosto quadrado
- fios longos e ondulados (ou crespos) valorizam os traços de maxilares acentuados desse tipo de rosto. Se você gosta de cabelos curtos, o corte deve ser limpo e mostrar o contorno da face.

Rosto retangular
- opte por volume na altura dos maxilares e fique longe dos desfiados.

Rosto longo
- as franjas “encurtam” o rosto longo. Além delas, você pode quebrar a rigidez do formato usando cortes desfiados em camadas. Se a opção for pelos cabelos curtos, deixe-os com volume embaixo das orelhas.

Rosto triangular
- os cortes ideais para quem tem testa larga e rosto afinado na direção dos maxilares são aqueles na altura dos ombros. Curtos, nem pensar.

Rosto hexagonal
- quem tem testa e queixo estreitos e maçãs do rosto acentuadas fica bem com cortes de mechas em camadas caindo ao longo do rosto.

Dicas de penteados

 Quem tem cabelo enrolado possui a vantagem de não precisar fazer inúmeros penteados para ficar diferente. Preso ou solto ele nunca fica igual. O ideal é valorizar o balanço, sem esticar a raiz. Você pode prendê-lo pela metade, puxando algumas mexas laterais para trás e na diagonal. É só pregar com um grampo da cor dos fios, para não aparecer.

No calor, o rabo de cavalo é uma opção. Quem tem cabelo cacheado com fios mais maleáveis, pode deixar uma franja falsa na testa. As faixas de tecido mais grossas são recomendadas para as madeixas mais rebeldes.

Na praia
Lave o cabelo e passe um creme para pentear com filtro solar. Faça um coque e prenda com um grampo. Evite os elásticos porque eles quebram os fios. Caso o sol esteja muito forte, é recomendável usar um chapéu, boné, boina ou lenço. Se quiser o cabelo solto, é preciso reaplicar o creme com freqüência, principalmente após entrar no mar ou na piscina. Enxágüe na ducha e espalhe o produto uniformemente por todo o comprimento dos fios, desembaraçando-os.

Trabalho
Se o trabalho for num lugar mais conservador, prefira os rabos de cavalo ou prenda os cabelos pela metade: são formas de deixá-los mais comportados.
Se você trabalha num lugar mais tranqüilo em relação � aparência, seja você mesma e assuma os cachos como eles são.
Dia-a-dia em casa, com a família
Aproveite os momentos que está em casa para fazer a hidratação. Lave os cabelos e aplique um creme a base de queratina. Você pode fazer um coque estilo bailarina e deixar agir de 15 a 20 minutos. Depois que enxaguar, deixe secar naturalmente, sem mexer muito.

Festa social
É possível realizar muitos penteados, mas se os fios estão bem hidratados, com um corte que valorize o cabelo e o rosto, não tem erro: pode deixá-los soltos. Hidrate, seque o cabelo esticando a raiz com uma escova e refaça os cachos com baby liss de espessura maior. Pode deixar uma franja falsa cobrindo um pouco da testa e se juntando ao cabelo na lateral.

Balada
Após lavar os cabelos, passe mousse (para cabelos cacheados) e deixe secar. O ideal é fazer isso de manhã para que, durante a noite, o cabelo esteja totalmente seco e mais fácil de ajeitar com a mão. Quando seco, passe os dedos entre os cachos para soltar um pouco e deixar com movimento. É importante acertar o penteado quando estiver molhado, para que seque do jeito que você quer. Geralmente a melhor divisão é no meio.

O que fazer para o cabelo crescer?

Você corta o seu cabelo de três em três meses e só durante a lua cheia na esperança de que ele cresça mais?
Consegue dizer com facilidade mais três receitas para ter uma verdadeira juba?
A triste notícia é que na hora de estimular o crescimento das madeixas essas práticas não funcionam e algumas delas podem até prejudicar os fios. “É muito curioso listar essas simpatias que passam de mãe para filha, mas sinto dizer que elas não são nada eficazes”, declarou o Dr. Márcio Rutowitsch, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“No máximo algumas dessas práticas podem embelezar os fios, mas não estimulam o crescimento”, concorda o cabeleireiro João Toccaletto, do Jacques Janine Augusta I.
O cabelo, esse desconhecido
Não fique desesperada com a quantidade de fios no pente ou no ralo do banheiro. “É normal as pessoas perderem diariamente de 100 a 150 fios de cabelo”, contou o Dr. Márcio. O crescimento dos fios passa por três fases. A primeira delas é a anágena, que dura de dois a seis anos na mulher. De 80 a 95% dos seus cabelos estão nessa fase. A segunda fase, a catágena, é de repouso e equivale a 1% dos fios. A terceira e última fase se chama telógena e é quando o fio cai, empurrado pelo que está nascendo. Ela dura de dois a três meses e corresponde de 10 a 15% de suas madeixas.
“Isso acontece todos os dias, então não precisa achar estranho a queda de fios porque outros já estão nascendo no lugar deles. Só se ela for muito acentuada é que você deve procurar um dermatologista”, explicou o médico.
Na consulta com o dermatologista, ele vai tentar descobrir que está acontecendo antes de receitar um tratamento. “Muitos são os fatores que fazem os cabelos caírem. Pode ser que você tenha tendência a se tornar calva, esteja com falta de nutrientes, baixas reservas de ferro ou até mesmo problemas na tireóide. Só mesmo depois de alguns testes é que o médico pode dar uma solução para seu problema”, contou o dermatologista.
Mas o que eu posso fazer para o cabelo crescer?
Se você quer cabelos maiores, o mais importante é cuidar de sua alimentação. “Tem que comer bem, misturar verduras, proteínas e frutas”, aconselhou o dermatologista. E nada de fazer regime sem orientação médica! “Muitos dos casos que atendo são de meninas que fazem dieta por conta própria, ficam desnutridas e o cabelo começa a cair”, disse.
A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. “Em algumas meninas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro”, contou Márcio.
Uma boa dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. “Lave sempre o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade”, aconselhou João.
As lendas
Fases da lua: “Esse é um mito cultural que já observei em outros países, mas de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos”, contou o Dr. Marcio.
Cortar de três em três meses: Em média o cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Se você corta toda hora, ele nunca consegue chegar no tamanho que você quer
Ampolas de vitaminas: “Alguns produtos prometem estimular os fios, mas não adianta, o crescimento só é estimulado de dentro para fora”, disse o dermatologista.
Massagens no couro cabeludo: Elas são boas para relaxar, mas não ajudam no crescimento
Shampoo de jaborandi: Os fios podem ficar bonitos, mas o shampoo não faz o cabelo crescer
Esticar os cabelos / fazer tranças: Muito cuidado, puxar os fios pode fazer com que eles se quebrem!
A mão do cabeleireiro é boa: “Puxa, se isso fosse verdade eu queria o endereço de um! Ia adorar ter mais cabelos, eu sou careca!”, brincou o dermatologista
Anticoncepcional no shampoo: Segundo o médico, é um desperdício de comprimidos.
Pentear cem vezes: Forçar demais os fios, principalmente com escova, pode causas rachaduras nos fios. Quando você terminar de desembaraçar o cabelo, ou de fazer o penteado que quer, pare de passar a escova.
Shampoo de cavalo: Acredite se quiser, mas muitas meninas adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. “Penso que isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte que os nossos fios. Acho arriscado usar esse tipo de produto porque as químicas usadas não fazem mal ao cavalo, mas talvez irritem o couro cabeludo e você pode perder mais fios de cabelo”,

Couro cabeludo e cuidados – Caspas, coceiras e queda dos fios

O frio pode tornar mais freqüentes as doenças associadas ao couro cabeludo. Quem sofre com caspas, coceiras e queda dos fios dever redobrar os cuidados. Com a chegada do inverno, período marcado pelo frio e pelo tempo seco, as doenças do couro cabeludo costumam se agravar. Cada vez mais freqüentes, as caspas, a queda dos fios e a coceira são alguns dos problemas que teimam em incomodar nessa época do ano. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados.
A seborréia ou caspa (dermatite seborréica) é uma das doenças mais comuns na temporada. Ela acomete cerca de 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino. Pode ser mais intensa nos recém-nascidos e a partir da adolescência. Segundo o dermatologista Gilvan Alves, nos adolescentes, devido ao estímulo hormonal, as glândulas sebáceas estão em maior atividade, por isso, os adolescentes estão mais propícios ao problema.
“A caspa acontece devido a um excesso de oleosidade produzida por um aumento da secreção das glândulas sebáceas que existem na pele. Ela tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e piora. O inverno está entre os períodos mais desfavoráveis, pois, com o frio e o clima seco a pele fica mais irritada e inflamada”, afirma o especialista. O estresse e o cansaço ligados ao ritmo de vida acelerado também podem ser os fatores iniciais para que a caspa apareça ou piore.
Já a coceira do couro cabeludo é variável. Com o frio ou com o estresse, pode piorar. “Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos, como xampus apropriados. O excesso de oleosidade cria um ambiente favorável ao desenvolvimento da caspa”, explica o dermatologista.
Fios em queda
A queda de cabelo afeta um grande número de pessoas e pode trazer conseqüências emocionais para ambos os sexos. Para o dermatologista Gilvan Alves, esse problema emocional vem desde os primórdios da humanidade porque todas as pessoas se preocupam bastante com os cabelos.
Além do emocional, a queda de cabelo, também conhecida como alopecia, pode ser uma conseqüência da alteração no folículo piloso. “Se essas alterações forem não-destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se elas provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de feridas produzindo queda permanente”, explica.
Inflamações da pele como, por exemplo, psoriase e dermatite atópica, podem surgir no couro cabeludo e em outras partes do corpo. Vale destacar que o diagnóstico das doenças é feito sempre por um dermatologista, que irá prescrever o melhor tratamento para cada caso.
COMO PREVENIR AS DOENÇAS DO COURO CABELUDO:
. Procure lavar o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC;
. Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos;
. Use xampus para seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas;
. Não utilize produtos ou tome comprimidos sem orientação médica;
. Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse;
. Procure um dermatologista na primeira suspeita de qualquer tipo de doença do couro cabeludo.

Queda de Cabelo

Dicas de Cabelo
Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.
Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.
O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.
Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.
As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.
Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:
* Permanentes;
* Tinturas;
* Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
* Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.
Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.
Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser � base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.
Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.
Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.
A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.
Causas Internas
Má Alimentação
Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:
* Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe;
* Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
* Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
* Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.
O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais, podendo esta ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.
Pós-parto
A queda de cabelo normalmente ocorre de 2 a 3 meses após o parto, podendo durar de 1 a 6 meses. Nesse período o cabelo cai com maior freqüência por causa da amamentação – período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite. A tendência é, na maioria dos casos, logo voltar ao ciclo normal.
Micoses do couro cabeludo
Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.
Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.
Uso das pílulas anticoncepcionais
Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.
Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.
Distúrbios da glândula tireóide
Com relação � produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.
Febre alta e infecções
Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.
Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)
Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.
Cirurgia e medicação intensa
Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar � queda.
Calvície hereditária
É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.
Alopecia Areata
É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (”pelada”).
Outras causas:
* O estresse psíquico;
* Tabagismo;
* Abuso de bebidas alcoólicas;
* Menopausa;
* Ovários policísticos.

0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates